sexta-feira, 21 de junho de 2013

Lisboa

A viagem vai chegando ao final e vai dando uma canseira.  Parece que agora os dias passam voando. Planenjei tantas coisas, mas vão ficar para uma próxima.

A viagem de trem (18/06) de Porto à Lisboa foi muito tranquila. Foram duas horas de viagem, em um trem bacana que atingia a velocidade de 220km. Muitas paisagens legais.

Chegar no hostel não foi dificil, andei bem no metro de Lisboa que tem somente quatro linhas. Mas como sempre saio em um lugar indevido e andei mais um pouco. Fui conhecer o parque Eduardo VII de onde se tem uma vista incrivel da cidade. A tarde encontrei com a Amanda e fomos aos protestos realizado pela comunidade brasileiram em solidariedade ao Brasil e toda essa crise vivida. Foi bem bacana. Demos umas zanzadas pela cidade.

Na quarta fomos as cidades de Sintea e Cascais. Que interessante que são cidade bem proximas, mas que ja mudam de paisagens. Sintra tem aspectos serranos e o encanto são as casas em estilo chalés, com alguns Castelos e Palácios. Fez muito frio neste dia e por pouco quase não conseguimos fazer forte devido ao nevoeiro. Segundo alguns portugueses que conversamos, este verão está muito atipico. Cascais é uma cidade litoranea bem interessante. Conhecemos pouco, somente o centro historico e a famosa Boca do Inferno com suas falesias.

Na quinta-feira me programei ir à Belém, mas devido ter que fazer troca de dinheiro, perdi muito tempo. Fiquei pelo parte antiga de Lisboa, fui conhecer o Castelo de São Jorge, a Praça do Comércio e outras ruas centrais. Me encanta ver aqui tantas empresas mega antigas que ainda funcionam, tipo a Confeitaria Nacional que existe desde 1829. Tem umas livrarias e joalherias super antigas, isso é muito bacana. Mas Portugal também não anda bem das pernas, dia 27 de junho farão uma greve geral.

Na sexta fui a região denominada Parque das Nações. É um lugar incrivel onde foram realizadas a Expo 1998, lugar mega modernoso e bastante turistico. Visitei o incrível Oceanário e almocei no Shopping Vasco da Gama.

As férias estão terminando. Hoje sábado vou finalmente  à Belém. Quero ir com tempo para conhecer tudo e ainda comer os famosos pastéis.

No domingo (23) fui até a frequesia de Queluz. Visitei o incrível Palácio Nacional de Queluz, o tal palácio onde em muitas ocasiões tivemos esta informações em nossos livros de história. Foi lá que muita coisa aconteceu com a família imperial brasileira, inclusive ali nasceu e morreu D. Pedro I.

A tarde dei uma ultima volta pela cidade, comi dois pastéis de nata e projei a tal Ginjinha que é um licor feito com a fruta do mesmo nome. Segundo me informaram é tipo uma cereja, só que amarga. Tomei o delicioso sorvete italiano, vizinho ao hostel.

E lá se foram as férias, fui para o aeroporto de metrô por volta das 18h. Como no Brasil não temos essa infra-estrutura para chegar a um aeroporto.

A viagem Lisboa/Madrid foi tranquila. No aeroporto de Madrid acabei me perdendo e fiquei estressado até não encontrar a ala de embarque. Era do outro lado do aeroporto, tive que inclusive tomar um trem.

No final deu tudo certo, embarquei rumo à São Paulo.

domingo, 16 de junho de 2013

Oporto

TCheguei na noite de sexta em Porto....foi facil pegar o metrô, que na realidade parece um bonde enorme, mas moderno. Estava cansado pela viagem e Londres à Portugal.  Saí só para jantar....fui no Aviz por recomendação.....delicia de polvo com arroz e feijão.....mais  a sangria que é espanhola, mas muito consumida aqui. O hostel Rivoli Cinema é muito legal, modernoso...o que no Brasil é entitulado hostel design.

No sábado pela manha fiz um walktour pelo Centro antigo. Apesar de ser em inglês, deu para entender o guia Sérgio. A cidade é lindissima! Fazendo uma comparação meio chula, parece - para quem conhece - um grande Pelourinho mas bem preservado. Claro, na cidade tem infelizmente predios lindos fechados.

Depois de almoçar o tal bacalhau à Braga, voltei ao hostel para trocar de roupa. O tempo abriu e fazia muito calor. Conheci Amanda, paulistana da Zona Norte, bairro de Santana. A apatia foi de imediato. Marcamos as 19h de ir  Ribeira, que é na região do Rio Douro. Andei mais um pouco pela cidade. Fui na cafeteria Progresso com mais de 100 anos. Tomei café com leite coado no saco, como eles dizem, acompanhado de um pastel de nata.

As 20h chegamos a Ribeira, sentamos em umas espreguidaceiras de um restaurante, pedimos uma jarra de sangria e muitos papos rolaram. Vimos um lindo por do sol. Andando pela Ribeira, iamos atravessar para o outro lado do rio,  vimos uns desfiles de grupos folclóricos. Pelo que entendemos é um tipo de competição junina e tem eleição do melhor grupo apresentado.

Jantamos no Aviz, por minha recomendação. Desta vez fui de Arrumadinho de Polvo. Andamos por outras partes da cidade e em algumas ruas muitos bares agitados.

Hoje domingo fomos ver o tal Palácio de Cristal, que na realidade é um Centro de Convenções. Segundo um casal da cidade que conversamos, ali existiu um Palácio de Cristal que foi demolido. Andamos muito pela cidade. Amanda precisando sacar dinheiro e não conseguiu em nenhum deles. Eles tem um sistema tipo Banco 24 Horas, mas nos pareceu precário. Os bancos não tem caixas eletrônicos próprio.

No almoço provei uma das especialidades da cidade um lanche chamado "francesinha". O lanche é feito em pão de forma, presunto, queijo, um bife, coberto de muito queijo. Vai ao forno coberto com molho de tomate. É gostoso, mas nada espetacular.

Tarde no hostel descansando, ou ficando de papo pro ar!
Chove na cidade. Quero sair para fazer um  lanche ainda.

sábado, 15 de junho de 2013

Bye London

Ontem (quinta), logo cedo fui para  roda gigante London Eye, mas perdi viagem. Estavam fazendo manutenção, então resolvi ir para outros lugares. Fez frio todos esses dias, chuviscou alguns, tipico de Londres.

Fui conhecer a Trafalgar Square onde teve uma batalha do mesmo nome
Não sei nada sobre esta batalha. Depois fui caminhando até o Palácio de Buckingham e estação de trem Victória. Como andei de metrô estes dias! Fiz jus ao bilhete caro  rs.

Fui novamenteva para a região da Oxford Street achar a loja da M&M. Estava  nas ruas um vento tão gelado e chuviscando que desisti.

Entrei no metrô e fui para a Harrods. Que loja incrivel e luxuosa. Para se ter uma idéia vi um conjunto de sala com sofás, tapetes, mesinha, quadros, etc pela bagatela de 55 mil libras. Vi muitas moças arabes cheias de compras, muito bem vestidas , devem ser filhas de algum sheik rs. Na rua perto da loja Harrods vi um predio de apartamentos muito chic e na fachada escrito em árabe. Já viram que é lah que moram os bilionários.

A noitinha fui lá na roda gigante London Eye. Ufa! Funcionando!  Antes sessão de cinema 4 D. Pensei que fosse ficar com medo de andar nesta foda gigante pelo seu gigantismo, mas é muito tranquilo, a gente nem percebe que esta se movimentando. A vista de Londres é maravilhosa! Genial esta idéia que tiveram de construi-la.

Que loucura esse aeroporto de Gatwick. Pensei que fosse pequeno, mas é enorme. No raio x uma loucura de gente correndo!

No embarque da TAP. As fisionomias me são familiares: senhorinhas fazendo crochê, outra ali com seu marido parece uma prima. Todo mundo rindo...rs  Ah! Que delicia ouvir português, mesmo que seja o lusitano.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Dia de estrelas

Nesta quarta fui ao Museu da Mme. Tussauds. Que incrível!!! A primeira parte é muvucada com tanta gente querendo tirar fotos com os astros de Hollywood . As peças parece tao reais que precisa tomar cuidado para nao trombar. Não imaginava que podiamos chegar tão perto das peças. O cinema 4 D é sensancional, experiencia incrivel. Se fala deste lugar como Museu, mas é mais do que um lugar de peças expostas e sim de entretenimento. Recendado.

Depois do almoço fui ao Camdem Town. É uma outra Londres, com predios antigos e  comercio popular nas calçadas. Tem um antigo mercado com muitos stands. Seria  como nosso Mercado Mundo Mix, mas muito maior.

No final da tarde uma parada no Café Costa.

Depois fui ver o relógio mais famoso do Mundo, o Big Ben. Andei pelo entorno, muito lindas as contruções, todo o complexo do Parlamento.

Lá perto esta a Abadia Westminter. Não entrei, estava fechada, mas o shop da igreja estava aberto rs. Por que eles cobram tão caro para entrar nestas igrejas?
Ficou para quinta a roda gigante London Eye. Vou ter que ver de dia,  fecha as 21h e aqui ainda está claro.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Londres (terça-feira)

A passagem de metrô aqui é muito cara, paguei pelo ticket de 1 dia £7, quanto mais longe for, mais se paga.  Nem utilizei muito, mas melhor do que caminhar muito.

Fui ao Palacio de Buckingham ver a troca da guarda. Tinha muuuuiiiitaaaaa gente. Fui para um lugar razoavel na fonte em frente ao Palácio. Muito bacana toda a pompa, desfiles da guarda, a banda. É., todo mundo fala da realeza isso..aquilo.....mas todo mundo gosta de uma pompa. Depois passei na loja do souvenirs...tudo se vende......desde chaveiros até louças. Isso que é saber explorar o turismo.
Almocei perto da Victoria Station e por coincidencia o atendente é portugues. Não quis muito papo rs. Comi uma massa a carbonara com uma Coca por £4,99. De lá segui para a Oxford Street , rua de grande comércio. Quanta gente!

Me acabei na loja Primark, queria comprar tudo! Rs

Depois fui na Regent Street rua de lojas de grifes. Visitei a loja Hamleys a maior loja de brinquedos do Mundo com 5 andares. Show de lugar!

Parece que fiz poucas coisas mas o dia voa. E assim é esta vida londrina. Rs

terça-feira, 11 de junho de 2013

Londres (ontem)

Que ótimo, um hostel cheio de turista e sem internet e wifi. Vamos lá aos passeios de hoje. Comecei pela Catedral de Southwark que fica perto do hostel. Uma velhinha danada  conseguiu me arrancar 2£ para poder fotografar. Depois ficou me contando coisas da igreja, que de 50 palavras não entendi metade rs. Eu só ficava no "yes"

Depois fui até a igreja de Saint Paul, a tal onde casou a Diana. Na realidade dei uma ollhada porque para entrar são 16£ que para nós seria aproximadamente 50 reais. Vai vendo que turismo caro (rs).
Londres tem um problema para se fazer caminhadas, as ruas são muito curvas e para se perder é muito facil. Eu mesmo acabei me perdendo um pouco. Bem, depois da igreja fui ao Museum of London. Bastante interessante, vai contando a historia da cidade desde a época paleontológica até os tempos modernos. Super interessante e organizado o Museu.

Pausa para um lanche no Eat.

Depois fui achar o The British Museum. Que tanto se anda  nesta cidade! Ainda bem que o tempo está bem friozinho. Achei...que beleza de construção. O museu é enorme, muito grande mesmo! Eles tem no acervo coisas de varias partes do mundo e coisas muito antigas. O que me chamou a atenção foi a parte do Egito. Tem um acervo com varias mumias e muito sarcófagos, sem contar partes de estátuas gigantes de varios faraós. Impressionante! E por ai vai acervo romano, grego, maias, astecas, da América Central,  China, da Mesopotania, etc.

Fim de tarde uma parada na Starbucks. Ninguêm é de ferro.